quinta-feira, 14 de maio de 2015

Prefeitura Municipal de Patu, através da Secretaria Municipal de Saúde, implantam Serviço de ACOLHIMENTO no Hospital Municipal Dr Henderson Josino Bandeira de Moura.


A estratégia adotada utiliza-se do Humaniza SUS - Ministério da Saúde, que tem como objetivo humanizar o atendimento e orientar a população sobre os serviços de saúde disponíveis na instituição e principalmente onde e quando procurar os serviços que necessitam. “Todo o empenho da gestão municipal é para que os nossos munícipes possam receber os serviços de urgência e emergência em um local humano e com profissionais capacitados”, disse o secretário de Saúde Dr. Ednardo Moura.

O sistema de saúde pública de Patu conta hoje com médicos em atendimento de urgência e emergência 24 horas. Mesmo com a crise enfrentada pelos municípios brasileiros a gestão municipal tem dedicado esforços para que a saúde do povo seja prioridade, pois sabemos que a saúde compreende o nosso bem estar físico, mental e social.
Para a direção do hospital, hoje a população patuense necessita contribuir com os serviços prestados, pois são serviços públicos e que todos, além de criticar, devem opinar, dar sugestões e procurar o responsável pela instituição para providências. “Todos os questionamentos são válidos, mas quando se dão de forma coerente com a realidade para que pessoas e ou profissionais não sejam injustiçadas ou tenham os seus direitos violados”, disse o Diretor Claudicélio Sabino.
O que é acolhimento?
Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional específico para fazê-lo: faz parte de todos os encontros do serviço de saúde. O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes. Acolher é um compromisso de resposta às necessidades dos cidadãos que procuram os serviços de saúde.
E quem precisa mais?
Os usuários que têm sinais de maior gravidade, aqueles que têm maior risco de agravamento do seu quadro clínico, maior sofrimento, maior vulnerabilidade e que estão mais frágeis.
Fonte: Secom
Facebook Governo de Patu

Nenhum comentário:

Postar um comentário